Voltar
Você sabia que a região Amazônica é um ótimo lugar para praticar esportes?
A prática de esportes é uma paixão que acompanha muitos brasileiros. Não se trata apenas de competir, mas também de procurar bem-estar e diversão. Sendo assim, a dica de hoje é a possibilidade que a região amazônica oferece para diferentes práticas esportivas.
A região amazônica diz respeito a todos os estados que possuem um pedaço da floresta que inspira esse nome. É comum as pessoas resumirem a região ao estado do Amazonas, com foco no município de Manaus. A boa notícia é que há ainda mais possibilidades a serem exploradas.
Ficou com vontade de viajar? Que tal começarmos por Manaus? Por lá, desde 2018 há uma maratona cuja disputa ocorre a nível internacional. Há modalidades que vão desde 5 a 48km de corrida.
Já para os que gostam de esportes radicais, há a opção de conhecer o wakeboard e wakeskate, também em Manaus. Enquanto no wakeboard você anda sobre uma prancha de snowboard puxada por uma lancha, o wakeskate adapta as manobras em questão para o skate.
Se conheceu a cidade, vale a pena apreciar os sabores da culinária local. Provar um tucupi, um tucumã, os produtos feitos de jambu e o açaí podem ser uma boa pedida.
Além de Manaus
Quer mais dicas que possibilitem explorar o prazer por esportes e por uma boa viagem? Outro município da região amazônica que oferece opções radicais é Tarumã. Lá você pode aprender e participar de corridas de motocross e velocross.
Já imaginou fazer um passeio de barco pelo rio Amazonas? Ou contemplar o encontro das águas do rio Negro com o rio Solimões? A beleza desses passeios costuma ser cativante e inesquecível.
Outro ponto turístico que vale a pena ser conhecido é a reserva de Presidente Figueiredo. Além de permitir conhecer a reserva ambiental e a cultura local, garante ainda a prática do arvorismo. O arvorismo permite uma série de atividades recreativas não competitivas, que exploram a região da floresta amazônica.
Outros estados
Como a região amazônica diz respeito a mais possibilidades de estados, que tal estender o seu roteiro? Outro estado famoso pela oferta de esportes que têm contato com a natureza é o Pará. O surfe na pororoca é um dos carros-chefes de lá.
Compreendendo que a pororoca se trata do encontro do rio com o mar, ver de perto como isso acontece com o rio Capim e o oceano Atlântico pode ser mágico. Ou, quem sabe, aproveitar que está perto e conhecer também as pororocas do Amapá.
Para quem gosta de esportes mais calmos, o trekking é muito popular por toda a região amazônica. Na prática, o trekking é uma caminhada rústica pelas trilhas e paisagens naturais. Um destaque vai para o trekking no Monte Roraima.
Naturalmente, o trekking se estende por toda a região amazônica. A possibilidade desses passeios pelas trilhas é um dos fatores que mais atraem turistas para todos os estados que fazem parte do entorno.
Gostou das dicas e possibilidades apresentadas aqui? Assine a nossa newsletter e receba sempre conteúdos novos com mais sugestões.