Voltar
Treinos na Pandemia do COVID-19
Treinos na Pandemia do COVID-19
Em março fomos surpreendidos pela pandemia do coronavírus. Todos não acreditavam na força da maior crise sanitária do século chegando aos quatro cantos do mundo. Acreditávamos ainda que seria um período curto para nós. Mera ingenuidade. Foi então que tivemos que nos reinventar, bolando treinos e atividades em casa. Entendemos a utilidade de aplicativos para smartphones ensinando a fazer funcional e, a melhor coisa para este período indoor, o Zwift, que é um simulador de ciclismo e corrida.
Com ele pedalar em casa ficou um pouco mais divertido. Pedalar no rolo, cuidando o tempo ou a distância é uma coisa bem difícil. Exige muita concentração e força de vontade. Com o Zwift o treino fica um pouco melhor. Com ele conseguimos simular altimetria e distância por exemplo. Também existem diversos cenários, o que faz o visual mudar, então podemos até dispensar aquela série na Netflix ou um vídeo no YouTube. O aplicativo disponibiliza diversos “mundos”, todos possuem peculiaridades que nos aproximam do real. Ele funciona como uma espécie de jogo de videogame, onde queremos pedalar mais distância para ganhar XPs, que é experiência no jogo que possibilita ao usuário passar de fase, atingindo um novo nível. Cada percurso novo que o usuário completa ganha uma “badge”, que é uma medalha. Além disso o atleta tem seu avatar que pode ser customizado, trocando uniforme, capacete, óculos, bicicleta, luvas e mais uma infinidade de recursos.
Esta alternativa não deixa o treino mais fácil, mas pode ajudar a dar aquela animada, pois além destes recursos já falados existem outros milhares de ciclistas que podem estar no pedal junto com você. Seja ciclistas que você não conhece, que estão somente pedalando no mesmo cenário que você, ou podem ser com amigos. Nesta última opção podemos criar reuniões, convidando todos os amigos para participar do seu treino. É uma forma muito boa de encontrar motivação para continuar os treinos. Eu, particularmente, tento completar os desafios e os percursos para ir completando todas as badges. Afinal somos competitivos sempre.
O Zwift também possui a possibilidade de simular corrida em diversos cenários. Confesso que ainda não tive a possibilidade de testar. Mas já andei olhando os recursos necessários. Assim como para bicicleta são necessários sensores de cadência e velocidade ou um rolo Smart, para corrida é necessário um foot pod para realizar a leitura transmitir para o simulador. Sendo assim adota o mesmo princípio.
Recursos para treinar durante a pandemia nós temos. Basta buscar a motivação correta e engrenar nos treinos.
Por Luciano Martins (@luciano_vmartins)