Voltar
Corrida: por que tornar essa prática um hábito na sua vida?
A preocupação com a saúde e o bem-estar está convertendo, cada vez mais pessoas, para as corridas de rua. No entanto, sabemos como é difícil passar por cima dos “elementos sabotadores”, como a má alimentação e principalmente o sedentarismo, para estabelecê-la em nossa rotina. Além do mais, nosso dia a dia está cada vez mais atribulado, com trabalho, estudo e os afazeres de casa, e muitos não sabem como inserir o esporte neste cronograma.
Se esta é sua preocupação, saiba que isto tem solução. Quer entender a importância de tornar a prática da corrida em um hábito na sua vida? Nós vamos te explicar.
Benefícios da corrida
Quem envereda pela corrida, normalmente o faz por alguma motivação. E são muitas: corrida e bem-estar andam lado a lado.
Em primeiro lugar, a corrida é uma das atividades físicas mais recomendadas para quem quer perder peso com saúde, pois ajuda a acelerar o metabolismo e queima calorias com eficiência.
Não obstante, a prática também ajuda a liberar hormônios como serotonina, dopamina e norepinefrina. Essas substâncias estão diretamente ligadas a um efeito calmante, que manda o estresse para longe do seu corpo e da sua mente.
A partir disso, não é difícil entender a importância de incorporar a corrida à sua rotina. Dificuldades vão existir, é claro. Quem nunca se sentiu muito cansado ou foi vencido pelo frio e acabou perdendo um exercício?
Entretanto, o grande barato da atividade é que, se no início ela é vista como uma “obrigação” que você assume consigo mesmo, ela logo se transforma em satisfação. E isto se deve justamente aos benefícios que ela proporciona, que contribuem principalmente para a melhoria da autoestima.
Como transformar a corrida em hábito
Tudo que gira em torno de nossa vida está relacionado a hábitos construídos. Incorporar a corrida em nossa rotina exige mudanças na rotina e força de vontade para não cair nas armadilhas dos supracitados elementos sabotadores.
Para começo de conversa, um atalho para transformar a corrida em hábito é estabelecer metas e objetivos. Elas podem estar relacionadas ao seu corpo, como uma determinada quantidade de perda de peso, ou estar ligada à objetivos pessoais, como a disputa de uma maratona, por exemplo.
O mais importante é que as metas em questão sejam realistas. Ao fazer isso, mesmo nos momentos de maior sacrifício, você lembrará que tem um objetivo maior a ser cumprido e continuará persistindo.
Ainda em termos de motivação, correr em grupo também pode ajudar a transformar a corrida em hábito. Isto porque a atividade se torna mais prazerosa e você começa a estar cercado de pessoas que entendem seus sacrifícios e te colocam para cima, de forma que você se mantenha firme.
Outro aspecto importante é facilitar a sua rotina, isto é, organizar as roupas e a alimentação bem antes do treino. Para finalizar, corrida é leveza e diversão. Por isso, lembre-se de jamais extrapolar seus limites.
Gostou das dicas? Para receber mais conteúdos exclusivos sobre corridas de rua, maratonas e atividades físicas em geral, assine a nossa newsletter!