Blog

Voltar

Brasília: Conheça os passeios essenciais para quem visita a capital do Brasil

Quando se fala em Brasília, as pessoas logo fazem relação com a política, mas o fato é que a capital do Brasil é também sinônimo de cultura, arquitetura, história e uma excelente infraestrutura.

 
Brasília foi fundada em 1960, por Juscelino Kubitschek e é, atualmente, a terceira cidade mais populosa do Brasil. A cidade foi projetada, em sua maior parte, por Oscar Niemeyer e seu conjunto arquitetônico ganhou o título Patrimônio Cultural da Humanidade.
 
Conheça 6 passeios essenciais que você deve fazer se tiver como destino a capital do Brasil.

Vale lembrar que no dia 19 de Abril de 2020 Brasília recebe a Maratona Monumental, edição de 60 anos. A prova conta com distâncias de 42km, 21km, 10km, 5km e Kids. Venha conhecer a Capital do País da melhor forma, correndo!
 
Praça dos Três Poderes
Foi projetada para que servisse como local de manifestações do povo e é de lá que temos a visão dos prédios sedes dos três poderes: Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal, dos poderes Executivo, Legislativo e Federal, consecutivamente.
 
A praça é um espaço completamente aberto e reúne diversas esculturas, entre elas, “A Justiça”, de Alfredo Ceschiatti, e “Os Guerreiros”, também conhecida como “Os Candangos”, de Bruno Giorgi.
 
O Centro Cultural Três Poderes é formado por três museus: Museu Histórico de Brasília (Museu da Cidade), Espaço Lúcio Costa e Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves. Esse último abriga a Pira da Pátria e da Liberdade.
 
Palácio do Planalto
Construção de Oscar Niemeyer para abrigar o escritório presidencial. Fora dos dias e horários de expediente, o local é aberto para visitação. Lá, encontramos inúmeras obras de arte e é possível também ter acesso ao gabinete presidencial e apreciar o Rolls Royce do presidente.
 
Memorial JK
A história e obra de Juscelino Kubitschek ganham destaque através desse espaço que reúne fotos da época da construção de Brasília e um grande acervo pessoal do ex-presidente, como objetos e roupas de gala.
 
O local conta ainda com a reprodução de cômodos, como a biblioteca de JK. No segundo andar do edifício fica a câmara mortuária, onde se encontram os restos mortais de Juscelino.
 
Na entrada do memorial – que foi construído por Niemeyer, a pedido de Sara Kubitschek – o destaque vai para uma torre de 28 metros de altura onde há uma estátua de JK em um gesto de aceno.

Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek

Brasília não é somente uma cidade de conjuntos arquitetônicos e o Parque da Cidade é uma ótima opção para quem deseja um pouco de contato com a natureza.
 
Dentro dos 4,2km² de área verde dá para praticar esportes, fazer piquenique, caminhar e desfrutar da tranquilidade que os bons parques podem oferecer. No local há também tendas de massagem, parque de diversão e opções de restaurantes.
 
Palácio do Itamaraty
Também conhecido como Palácio do Arcos, foi projetado por Oscar Niemeyer e é a sede do Ministério das Relações Exteriores. Sua fachada é composta por arcos e o local abriga um belo jardim e um espelho d’água que atraem a atenção dos turistas e de qualquer visitante.
 
Pontão do Lago Sul
Inaugurado em 2002, o Pontão, localizado às margens do Lago Paranoá é um espaço para lazer, descanso e a vista de um belo pôr do sol. Aos finais de semana, há feiras e eventos esportivos no local. Os restaurantes e decks completam a boa infraestrutura da área.
 
Quer saber mais? Então faça parte da nossa Newsletter agora mesmo!

Compartilhe essa notícia: